Biblioteca Búzio (sede)

18 de maio:Dia Internacional dos Museus

Museus

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS, celebrado anualmente a 18 de maio, foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, no sentido de contribuir, junto da sociedade, para uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento.Em 2020, com o objetivo de promover a diversidade e a inclusão nas instituições culturais, o ICOM apresenta o tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”.
Hoje em dia, muitas são as disparidades que podem ocorrer dentro dos museus e entre estes e os seus visitantes, relacionadas com os mais diversos fatores: origem étnica, género, orientação e identidade sexual, origem socioeconómica, nível de educação, capacidade física, ideias políticas e crenças religiosas. Tendo em conta o seu papel social, os museus podem incentivar de forma relevante a diversidade e a inclusão, desenvolvendo experiências significativas para pessoas de todas as origens. Atendendo, por um lado, aos constrangimentos impostos pela atual pandemia, e, por outro, à reabertura dos museus a 18 de maio, a Direção-Geral do Património Cultural convidou os espaços museológicos da Rede Portuguesa de Museus a associarem-se a estas comemorações, nomeadamente através da partilha de iniciativas que possam ser divulgadas on-line e, também, de atividades presenciais.

O programa das comemorações deste ano permite conhecer vários museus e propõe atividades criativas muito divertidas e interessantes, disponíveis online, AQUI.

Museu_saúde

O Museu da Saúde vai inaugurar uma exposição virtual no dia 18 de maio, intitulada OS OBJETOS DO CONFINAMENTO, para a qual precisa da sua colaboração!

Participe com uma fotografia de um objeto que, para si, melhor ilustre estes dias de confinamento. Envie para o e-mail museudasaude@insa.min-saude.pt ou coloque a imagem no seu Facebook ou Instagram com #objetosdoconfinamento até 17 de maio. Pode também utilizar as mensagens diretas dessas redes sociais.

Ajude-nos a obter diferentes perspetivas que reflitam diferentes vivências, contextos, medos ou esperanças, para memória futura. VAMOS PARTICIPAR!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s