Biblioteca Búzio (sede)

Uma Aula Teatral

Espetáculo sobre o Sermão de Santo António, de Padre António Vieira

No passado dia 16 de novembro, as turmas do 11º ano dos Cursos Científico-Humanísticos e do 2º ano dos Cursos Profissionais da Escola Secundária de Vale de Cambra tiveram a oportunidade de usufruir de uma aula de Português no exterior, no âmbito do estudo do Sermão de Santo António, de Padre António Vieira. Tratou-se de um espetáculo intitulado “PAYASSU- o Verbo do Pai Grande”, promovido pela Companhia de Teatro Lafontana – Formas Animadas, e apresentado no auditório do Centro Cultural de Macieira de Cambra, bem perto de nós.

Pelas dez horas, alunos e professores acompanhantes – ao todo, quase duzentas pessoas! – reuniram‑se em frente à escola, aguardando transporte para seguirem para o seu destino.

Já no auditório, o ambiente era tranquilo e, ordeiramente, fomos ocupando os lugares disponíveis. Numa primeira observação do espaço, percebemos que a peça não se iria realizar no palco, mas sim no corredor à frente da plateia, de forma a haver maior interação e transmissão de sensações e emoções, reciprocamente, entre orador e auditório.

A peça iniciou-se com o ator vestindo-se a rigor, com o intuito de se assemelhar a Padre António Vieira. A acompanhá-lo, havia sons propícios ao seu discurso, um acompanhamento sonoro especialmente preparado para dar mais ênfase à peça.

O Sermão foi-se desenvolvendo e foram abordados os seis capítulos da obra. O ator / pregador foi fazendo pausas pelo meio e estabelecendo momentos em que se dirigia a nós, “peixinhos”. Houve momentos mais calmos, suaves e tranquilos. Por vezes, o orador interrompia por instantes o seu discurso e logo o retomava com um tom de voz forte e altivo, que nos causava sensações de arrepio e intimidação.

No final, o ator, Marcelo Lafontana, disponibilizou-se para umas últimas fotos, com sessão de autógrafos e respostas a algumas questões e curiosidades do público em geral (Ver caixa de texto). Após muitos e muitos aplausos, foi tempo de regressar à escola, a pé, em pequenos grupos que puderam conviver e trocar impressões sobre esta ida ao teatro.

Com este espetáculo, compreendemos melhor a verdadeira dimensão do Sermão e o impacto que pode causar. Percebemos que, passados mais de três séculos, o Sermão de Santo António continua atual e parece dirigir-se à sociedade em que vivemos. Todos gostámos muito! Foi, sem dúvida, uma manhã especial, diferente e muito agradável!

 

Ana Margarida Correia

Anastasiya Danyliak

Jéssica Fernandes

Mariana André

11ºA

(Projeto Palavras da Escola,

Agrupamento de Escolas de Búzio, Vale de Cambra)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s