Biblioteca Búzio (sede)

Projeto “Palavras da Escola”:Lisboa é dos Lisboetas

A verdadeira visão da nossa capital

Lisboa é, de certeza, uma das mais emblemáticas cidades de Portugal. Com o Atlântico a Oeste e o Tejo a sul, Lisboa é reconhecida mundialmente pelo seu bom peixe, pela hospitalidade, pela sua história e pela sua arquitetura.

Muitos turistas escolhem a nossa capital como local de férias, algo que enriquece o nosso país e provoca um grande aumento dos investimentos no turismo da região. A zona histórica de Lisboa possui edifícios centenares, mas novas áreas estão a ser construídas para benefício dos turistas.

Muito do comércio local está a ser substituído por novas lojas, de cadeias internacionais. Na Avenida de Egas Moniz já não se encontram os supermercados chineses, indianos e de outras nacionalidades, como encontrávamos antigamente. Agora, são em grande número lojas de bijutaria chinesa, de lembranças ou de roupa cigana. Outro exemplo é a Rua dos Bacalhoeiros, antigamente um dos pontos principais de venda de bacalhau, agora só com uma ou outra loja de venda deste peixe.

Na minha opinião, a nossa tradição está a ser posta em segundo plano em relação ao mercado internacional.

Os habitantes das regiões circundantes, como Barreiro, que trabalham na capital queixam-se das obras feitas na cidade, que não lhes facilitam a vida, mas sim a dos estrangeiros. Os locais e os portugueses que visitam Lisboa e também outras cidades turísticas importantes deveriam ser mais valorizados.

É verdade que devemos ser hospitaleiros para com quem escolhe o nosso país, de entre tantos outros, mas Lisboa é dos lisboetas e estes, sim, deveriam ser a prioridade da cidade.

Diogo Fernandes

11º A

Projeto “Palavras da Escola”

Escola Básica e Secundária de Búzio, Vale de Cambra

Setembro de 2016

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s